Notícias | VillaSicó

Saltar para conteúdo

Notícias

Mosaico Romano exposto em Santiago da Guarda

Mosaico Romano exposto em Santiago da Guarda
Mosaico Romano exposto em Santiago da Guarda

Um painel de mosaico Romano exposto no Complexo Monumental de Santiago da Guarda recebeu uma Menção Honrosa na cerimónia de entrega dos prémios de 2014 da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de "Intervenção e Conservação em Restauro". Levantado do seu local original em 2004 e restaurado durante nove anos nas oficinas de arqueologia de Conímbriga, regressou a Santiago da Guarda em julho de 2013. Pelas suas consideráveis dimensões (5,89 m x 3,05m) e pela forma encontrada para o expor, aplicado na parede, trata-se de caso único no panorama museológico nacional, como vem confirmar esta nomeação.

Este painel e um outro pavimento musivo que se encontra no local original, fazem parte de um espaço que deverá ter sido utilizado na villa romana de Santiago da Guarda, no século IV, como sala de receção, dotada de uma zona de culto. Curiosamente, é precisamente na zona de receção aos visitantes que este painel se encontra hoje em dia.Do ponto de vista decorativo, no mosaico exposto encontra-se uma pequena abside que está decorada por uma faixa remate com tesselas de várias cores, em que o campo é formado por quadrados delineados por um filete simples a negro azulado. Na faixa remate, ao longo do limite oeste, inscreve-se um alinhamento de losangos. O campo encontra-se decorado por sucessivos alinhamentos de suásticas, formados a partir de um filete simples. Os espaços estão preenchidos por folhas de carvalho, que convergem para o centro das suásticas, por losangos e peltas. Entre a faixa remate e o campo do mosaico, desenvolve-se uma segunda faixa, que está decorada com linha sinusoidal.

O objectivo dos prémios da APOM é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia. Os prémios foram entregues na tarde da sexta-feira, 12 de dezembro, em Lisboa.

 

2 Janeiro 2015

Parceiros

  • Terras de Sicó
  • Alvaiazere
  • Ansião
  • Condeixa
  • Penela
  • Pombal
  • Soure